A era da transformação pós-digital e o seu impacto no mundo dos negócios
Quatro tecnologias conduzirão a próxima onda de inovação e crescimento; sua empresa está pronta para elas?
O uso de tecnologias emergentes para facilitar e melhorar o desempenho das empresas é um tema recorrente e que vem ganhando destaque nas organizações do mundo todo. Executivos de todos os segmentos passaram a utilizar avanços digitais como análise de dados para tomada de decisão, questões ligadas a mobilidade, mídias sociais e inúmeros outros dispositivos inteligentes incorporados às suas práticas laborais. Entretanto, para muitas empresas ainda, o uso de tecnologias tradicionais como os ERPs para otimização de processos internos, sites responsivos e aplicativos para relacionamentos com clientes, são exemplos tangíveis de Transformação Digital.
Todavia, ainda bem que existem executivos nos quais já evoluíram seus mindsets para as novas dinâmicas do mundo moderno e perceberam a rapidez com que as três novas revoluções (tecnológica, social e informação) passaram a impactar nos comportamentos de consumo. Esta nova realidade vem contribuindo com o desmoronamento de vários modelos de negócio na última década, e por este motivo, as empresas precisam se adaptar às novas Transformações Digitais.
Mas afinal, o que é de fato a tão falada Transformação Digital?
É a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente como você opera e agrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural na qual exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, assim como experimentem e se sintam confortáveis com possíveis fracassos e tenham metodologias para correções ágeis.
A Transformação Digital passou a ser imperativa para todos os negócios, desde o pequeno até as grandes corporações. Essa mensagem aparece em alto e bom tom a partir de cada palestra, painel de discussão, artigo, festivais de inovação ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes empresariais é o que efetivamente significa Transformação Digital. Quando abordo este tema com gestores de empresas, são comuns as dúvidas do que realmente orbita a Transformação Digital.
É apenas uma maneira cativante de dizer que mudou seus sistemas para a nuvem? Quais são as etapas específicas que precisamos seguir? Precisamos criar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a Transformação Digital ou contratar um serviço de consultoria? Quais partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?
Alguns líderes, por incrível que pareça, ainda pregam que o próprio termo “Transformação Digital” se tornou tão utilizado e tão amplo, que se tornou uma moda inútil. Você pode não amar o termo. Mas, querendo ou não, os mandamentos de negócio por trás dos prazos de evolução, os desempenhos dos novos modelos operacionais e a sua capacidade de responder a clientes e rivais, não vão a lugar nenhum sem uma implantação cultural da Transformação Digital.
É importante ressaltar também que as organizações de hoje estão em patamares diferentes no caminho para a Transformação Digital. Se você está se sentindo preso em seu trabalho de Transformação Digital, você não está sozinho. Uma das questões mais difíceis na Transformação Digital é como superar os problemas iniciais da cultura empresarial atual para a execução da Transformação Digital. Isso gera angústia e muitas organizações tem o pensamento de que estão muito atrás de seus pares em transformação, quando não necessariamente é esse o caso.
Mesmo as organizações que estão indo bem no caminho da Transformação Digital, também enfrentam obstáculos difíceis como orçamentos, falta de entendimento por parte de gestores e principalmente os impactos nas mudanças culturais que são gerados nas empresas. Entretanto, este não é mais um tema que envolve avaliar “se a empresa implantará”. Mas sim quando iniciará a implantar. Pois dificilmente sobreviverão as organizações que não implementarem imediatamente uma verdadeira Transformação Digital. Até porque já estamos evoluindo inclusive para a era da Transformação Pós-Digital e sua empresa não pode ficar estagnada tão atrás das demais.
As organizações estão adotando tecnologias digitais em um ritmo sem precedentes, com investimentos em Transformação Digital que devem fechar 2019 em US$ 1,25 trilhão, segundo o IDC. Como resultado desses esforços, as tecnologias digitais estão alimentando cada vez mais as principais operações comerciais. As tecnologias digitais, especificamente as sociais, as móveis, as analíticas e as de nuvem, aqui referidas como SMAN, agora foram além dos silos de adoção, para se tornarem parte da base tecnológica das organizações.
Então, agora que muitas organizações globais já evoluíram dessa primeira onda de transformação para se tornarem negócios digitais, o que vem a seguir? Nesta era de Transformação Pós-Digital, que se aproxima rapidamente, tornar-se digital não é mais uma vantagem competitiva, mas sim a aposta em fazer negócios. Com saturação digital e igualdade de condições, as empresas enfrentarão o desafio de atender as crescentes demandas de clientes, funcionários e parceiros em constante evolução. No mundo pós-digital, as empresas de sucesso serão aquelas que aproveitarem os recursos fundamentais da SMAN e aplicarem uma nova geração de tecnologias e inovações para se diferenciarem no mercado, fornecendo a experiência certa aos clientes e no momento certo.
Quatro tecnologias-chave conduzirão a próxima onda de inovação e crescimento: tecnologias de distribuição, inteligência artificial, realidade estendida e computação quântica. Para as organizações, cada tecnologia pode estar em um ponto diferente da curva de adoção, mas os investimentos nestes campos estão aumentando constantemente. Líderes voltados para o futuro já estão começando a capitalizar seu potencial, então talvez seja hora de avaliar os planos estratégicos da sua organização.
Tecnologias de Distribuição – Refere-se a uma categoria de tecnologias que inclui blockchain, que usa criptografia e um protocolo de mensagens distribuídas para criar registros compartilhados, permitindo que várias partes compartilhem acesso aos mesmos dados, praticamente ao mesmo tempo, com um nível de transparência sem precedentes. Inicialmente desenvolvida para a indústria de serviços financeiros para aumentar a eficiência comercial, melhorar o controle regulatório e eliminar intermediários desnecessários, as Tecnologias de Distribuição expandiram para outros setores, incluindo a cadeia de suprimentos e logística, e ajuda as empresas a confiar firmemente em uma variedade de transações.
Inteligência Artificial - Talvez a mais familiar do grupo, refere-se a um conjunto em evolução de tecnologias que detectam, compreendem, atuam e aprendem. A Inteligência Artificial já está otimizando processos em empresas de vários setores e pode melhorar a tomada de decisões, reforçando as habilidades humanas com tecnologias inteligentes.
Realidade Estendida - Esse conjunto de tecnologias inclui realidade aumentada, realidade virtual e tecnologias imersivas recém-desenvolvidas, no qual permite que os humanos interajam naturalmente com a tecnologia, conectando e envolvendo os clientes em níveis mais profundos e significativos. A tecnologia de realidade estendida pode ajudar os funcionários a melhorarem sua produtividade e desempenho, além de criar maneiras completamente novas para as pessoas experimentarem e aumentarem o mundo físico ao seu redor.
Computação Quântica - Talvez a mais experimental das tecnologias, representa um novo paradigma de processamento com novas maneiras de abordar e resolver problemas computacionais. Embora ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento e ainda não esteja preparada para a adoção generalizada nas empresas, um progresso significativo está em andamento com a computação quântica, à medida que os recursos de hardware e software começaram a sair dos laboratórios universitários. Há ofertas disponíveis hoje, como a IBM, que oferece às empresas uma maneira de desenvolver e testar soluções quânticas para necessidades corporativas específicas, oferecendo a oportunidade de prototipar opções antecipadas para resultados de negócios significativos e econômicos.
Embora cada uma dessas tecnologias sejam claramente poderosas por si só, é quando elas convergirem, que veremos uma verdadeira mudança de etapa para as empresas que estão entrando no próximo estágio de seus esforços em Transformação Digital. À medida que essas tecnologias atingirem a maturidade, elas permitirão que as empresas expandam suas capacidades digitais para criarem experiências inteligentes e altamente personalizadas.
Tudo isso pode parecer improvável, ou pelo menos distante, mas eu prefiro me antecipar e já começar a implantar estas novas dinâmicas, do que pagar para ver e deixar meus concorrentes chegarem antes do que eu. Pois eu prefiro ser seguido e invejado do que ser seguidor e invejoso.
*Juan Pablo D. Boeira é CPO do Innovation Center, Mestre e Doutorando em Design Estratégico e Inovação pela UNISINOS e Professor de Inovação e Tópicos Avançados de Marketing na UNISINOS E ESPM
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/08/era-da-transformacao-pos-digital-e-o-seu-impacto-no-mundo-dos-negocios.html